ASSOCIAZIONE BELLUNESI NEL MONDO – FAMIGLIA DI PINHALZINHO

 
A Associazione Bellunesi nel Mondo - Famiglia di Pinhalzinho iniciou suas atividades no ano de 2017, no entanto teve sua constituição legal na data 09/12/2018. Nossa associação representa a Província de Belluno, localizada na região do Vêneto, norte da Itália, de onde vieram grande parte dos imigrantes italianos para o Brasil.
NOSSOS OBJETIVOS
Temos como objetivos fomentar o intercâmbio cultural, industrial, comercial e universitário entre o município de Pinhalzinho e a Região do Vêneto, além da busca de integração e socialização com a comunidade Pinhalense, por meio de atividades que promovam a difusão da cultura italiana e mantenham vivas as tradições de nossos imigrantes italianos.
NOSSAS ATIVIDADES
A fim de manter vivas as tradições culturais e artísticas italianas, criamos o grupo de danças folclóricas denominado "Gruppo Folkloristico Piave", cujo nome busca homenagear o Rio Piave, que corta toda a Região do Vêneto. Por meio da dança, o grupo se prepara para representar a ABM - Famiglia de Pinhalzinho em apresentações folclóricas no município e região. Os ensaios acontecem nos domingos à noite, na EEB José Marcolino Eckert.
Além disso, a ABM - Famiglia de Pinhalzinho está promovendo os cursos de Língua e Cultura Italiana e Talian (dialeto vêneto), com o objetivo de facilitar futuros intercâmbios aos interessados e o resgate do dialeto falado pelos imigrantes. Local e horários:
● Curso de Língua e Cultura Italiana todas as segundas-feiras na EEB José Marcolino Eckert com 01:30h de duração;
● Curso de Talian (dialeto vêneto) todas as segundas-feiras na EEB José Marcolino Eckert com duração de 01:30h de duração.