ASSOCIAÇÃO CULTURAL FARE AMICCI – CAXIAS DO SUL/RS

 
A Associação Fare Amicci nasce da necessidade de oferecer aos jovens, adultos e crianças, agricultores da comunidade de Santa Bárbara em Ana Rech, a oportunidade de acesso à expressão artística por meio das danças Folclóricas Italianas. Resgatando a cultura de seus antepassados e a promovendo para as novas gerações. Criado em 2001 por alguns casais de Ana Rech, a Associação Fare Amicci desde então realiza pesquisas nas danças, trajes e músicas Folclóricas Italianas, e vem se apresentando desde então em eventos e festas levando a dança e a cultura italiana, muitas vezes já esquecida.
Tem como objetivo também, fomentar a longevidade do grupo, valorizando as Danças Folclóricas; Resgatar a cultura dos antepassados, promovendo o folclore italiano através da dança; Apresentar o espetáculo em cidades do estado dando visibilidade à cultura dos imigrantes italianos e da cidade de Caxias do Sul; Realizar apresentações em bairros da cidade, estimulando a ocupação dos espaços públicos com nossa cultura; Facilitar o acesso ao público por meio de apresentações gratuitas; Proporcionar que artistas do interior também possa mostrar sua arte, divulgar suas expressões artísticas e serem valorizadas e preservadas suas tradições; Contribuir para a consolidação da dança folclórica como manifestação cultural e artística viva em nossa cidade e estado.
A Associação Fare Amicci conta hoje com quarente e dois integrantes sendo eles divididos em crianças, jovens e adultos que viram nos mais velhos a importância de resgatar a cultura italiana. O grupo procura resgatar as crianças e jovens da comunidade arredores, e que eles possam se envolver com a cultura e seguir o exemplo dos mais velhos, assim se tornando pessoas com grandes potenciais primando à honestidade, dando valor à cultura dos antepassados.