ASSOCIAÇÃO MISSIONEIRA DA ETNIA ITALIANA

 
Ao final do século XIX se inicia um fenômeno migratório da Europa para a América devido as transformações sociais, políticas e econômicas que ocorriam no mundo ocidental, assim a comunidade italiana chega ao Brasil.
Já no Rio Grande do Sul, em 1875 tem a chegada das primeiras levas de imigrantes italianos. Conforme os grupos de imigrantes chegavam, eram distribuídos em colônias localizadas em diversas áreas do Estado.
Em Santo Ângelo, a Associação Missioneira da Etnia Italiana, fundada em 1989, composta por um grupo de sócios e voluntários trabalham em prol da valorização da cultura italiana nas Missões. A casa da etnia italiana possui um restaurante típico, uma cantina museu, um coral adulto sob regência do Ir. Bruno Klein.
Também possui o grupo de danças Terra deli Angeli, fundado em maio de 2011, que conta com a coreógrafa Marilia Bonotto de Moura. Sua missão é manter viva a cultura italiana por meio de eventos e da gastronomia típica, proporcionando a valorização da cultura do povo italiano, um dos principais grupos étnicos formadores de nosso Estado. E oferecendo à comunidade e seus visitantes um ambiente de integração com as origens italianas e suas influências na região missioneira.