ASSOCIAÇÃO VÊNETA DE PINHEIRO PRETO/SC

 
A Associação Vêneta de Pinheiro Preto foi fundada em 25 de março 1990, com a finalidade de resgatar e preservar a cultura e as tradições italianas dos moradores da comunidade, visto que os fundadores e os colonizadores são de origem daquele país (alguns vindos diretamente da Itália).
A maioria do povo do município de Pinheiro Preto constitui-se de descendentes de italianos. Os mesmos ainda mantêm as tradições da cantoria do folclore italiano, gastronomia e festas típicas. Contudo, em determinado momento perceberam que, aos poucos, essas tradições estavam desaparecendo, sobretudo com o falecimento das pessoas mais idosas.
Com o objetivo de preservar o italianismo existente e proporcionar o reavivamento dessas tradições, foi criada a Associação Vêneta. Em 23 de setembro de 1990, criou-se o Grupo de Danças Italianas “ELL BELLO BALLO” (infantil, Infanto-juvenil e Adulto), sendo que já está na terceira geração de dançarinos. É realizado anualmente um encontro de dança folclóricas.
Com a Associação em pleno funcionamento sentiu-se a necessidade de ter uma sede própria, e de resgatar o estilo arquitetônico italiano da época em que os colonizadores chegaram a essa região, foi então que surgiu a da Casa da Cultura Italiana.