ASSOCIAÇÃO VÊNETA LA MONTANARA

 
A Associação Vêneta La Montanara é uma sociedade civil, com personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 14 de julho de 1990, com sede na comunidade de Santo Antônio, Água Doce/SC.
A Associação busca resgatar, preservar e incentivar os costumes e as tradições da Cultura Italiana, em especial a Vêneta, região da qual descendem os imigrantes que colonizaram a região.
Os grupos de canto e dança italiana são as manifestações do verdadeiro reflexo peculiar dos traços de uma cultura milenar que se sobresae no Brasil. O Grupo de Dança da Associação foi fundado no ano de 2004 e atualmente possui 3 categorias: a adulta, que existe há 14 anos, a categoria juvenil e a categoria infantil, criadas em 2017.

Os Grupos de Canto e de Dança são mantidos pela Associação Vêneta La Montanara e contam com o apoio da Prefeitura Municipal, sendo que os mesmos participam de inúmeros eventos em todo o Estado apresentando cantos e danças folclóricas e transmitindo os costumes e tradições do povo italiano.