ASSOCIAZIONE TRIVENETA DI CELSO RAMOS/SC

 
Celso Ramos, conhecido por sua forte descendência italiana, criou no ano de 2001 a associação italiana do município, a qual é chamada de Associazione Triveneta Di Celso Ramos, bem como teve sua formação através qual da FEIBEMO (Federação de Entidades Ítalos Brasileiras do Meio Oeste e Planalto Catarinense), assim por meio desta, foi criado o Grupo de Danças Italianas StelleDanzanti no ano de 2001, composto por 18 jovens. No ano de 2003, foi criado o grupo infantil, com 20 integrantes, envolvendo os pais para colaborar com a cultura italiana, e participando das festas realizadas no município. Ambos os grupos permanecem até hoje, formando um grupo apenas, mudando alguns membros, mas também outros que participam até hoje. No decorrer dos anos, em meados de 2013, tivemos a formação do grupo “Quarentoni”, formado pelos pais dos membros que iniciaram o grupo, há também um grupo da terceira idade, onde são os “nonos” e representam muito bem essa cultura. No ano passado iniciamos novamente com grupos infantis, onde é o encanto dos pais, avós e bisávos que estão vendo as crianças dando continuidade ao amor aos costumes italianos. As apresentações são feitas nos munícipios da região, e procuramos sempre levar a alegria das danças italianas por onde passamos.
Nosso munícipio com seus 2.700 habitantes é descendente de Italiano, dono de muitas belezas naturais e mantem muitos costumes, principalmente na culinária que é muito típica e não pode faltar polenta, pão caseiro, salame e queijo feitos em casa, algumas famílias ainda falam o dialeto italiano, povo conhecido por ser muito acolhedor e que faz muita festa e diversão, nas casas é mantido o estilo e móveis antigos que lembram nossos “nonos” e “nonas”, que ensinaram muito e principalmente a tradição de fazer crochê. Na casa da cultura há muitos objetos que são as lembranças de quem aqui passou. Uma forma que encontramos de manter as tradições e valorizar mais a cultura dos nossos antecedentes é preservar o grupo de danças Italianas, o qual precisa do esforço, dedicação e do amor de cada componente e de seus pais para poder conservar, é mantido de forma voluntária muita vezes os coordenadores e integrante ajudam nas despesas. Anualmente, desde 2005, fizemos o nosso Jantar Italiano que acolhe 600 pessoas, envolvendo a presença de pessoas de outros munícipios que valorizam muito nosso evento, o que nos anima e motiva, esse evento depende da colaboração de pais e de cada integrante dos grupos. Mesmo com as dificuldades encontradas, queremos manter os grupos por muitos anos e cada vez aprender mais.
Atualmente, contamos com 3 grupos realizando as atividades, um adulto e dois infantis, envolvendo no total 60 integrantes, a Associação conta com membros e pessoas que sempre ajudam nas atividades realizadas, abrangendo em média, 70 pessoas.
 
 
[fm_carousel id="9"]