AVENCAS – CAXAMBU DO SUL

 
A ASSOCIAZIONE VENETA DI CAXAMBU DO SUL – AVENCAS foi fundada em 11 de maio de 2006 e tem como objetivo resgatar e manter as tradições populares do povo italiano através da dança, culinária, teatro, música, canto, ensino da língua e manutenção do patrimônio histórico, artístico e cultural do município, herança herdada pela colonização italiana e em especial dos vênetos.
A Associazione Veneta di Caxambu do Sul criou o GRUPPO FOLKLORÌSTICO LACCIO D’AMORE, que tem como objetivo resgatar e divulgar as danças folclóricas e costumes da Região do Vêneto e também das mais diversas regiões da Itália, trazendo através destas, toda a alegria e simpatia do povo italiano, alegrando as festas típicas da cidade e região.
A entidade tem o apoio da Escola de Educação Básica Cândido Ramos e se mantém com doações e promoções como a FESTA DO QUEIJO E DO VINHO que é realizada a cada ano, juntamente com ENCONTRO DE GRUPOS FOLCLÓRICOS. Neste evento, participam diversos grupos de dança das etnias italiana, alemã e gaúcha, por isso os grupos , durante o ano, realizam muitas viagens para devolver as visitas.
Atualmente estamos mantendo os ensaios da Dança Italiana com participantes 65 entre as categorias infantil, juvenil e adulto. Também iniciamos Curso de Italiano para crianças, jovens e adultos. Num contexto geral, a entidade conta com mais de 60 famílias envolvidas. O nome da entidade(Associazione Veneta di Caxambu do Sul-AVENCAS) é uma homenagem aos sócios fundadores,a maioria famílias italianas descendentes da região do Vêneto-Itália.
Em 2010 , a entidade participou do edital Pontos de Cultura de Santa Catarina com o PROJETO RESGATE E PRESERVAÇÃO DA CULTURA ITALIANA e foi selecionado, recebendo recursos para manter as atividades existentes e iniciar outras.