CIRCOLO TRENTINO DI SANTA TERESA

 
Em 1992 um grupo de professoras da Escola ESFA decidiu apresentar uma “Tarantella” para uma Festa Junina, juntaram os casais e assim começou a apresentar. O grupo de Crianças sempre muito solicitado foi tendo o nome de Gruppo Folclórico I Ballarini dell’ESFA, sob a coordenação de Rosimery Maria Hoffmann até o ano de 1998.
Nessas alturas as crianças já haviam crescido e o Grupo já era de Jovens e adolescentes, O Circolo decidiu junto a Escola ESFA e o então Presidente do Circolo Trentino Adelino Zamprogno manter o Gruppo de Danças onde passou a se chamar Gruppo Folkloristico do Circolo Trentino di Santa Teresa.
No ano de 2000 sob Coordenação de Geni Cruz o Gruppo de Danças auxilia na Primiera Carretela Del Vin que viria a se tornar a maior atração Italiana do Estado do Espirito Santo com o passar dos anos.
No ano de 2010 o Grupo de danças parou suas atividades e retornou no ano de 2016 com Auxílio do então Secretário de turismo e Cultura Murilo Vagoe a Gerente de Turismo janine de Sá.
Nos mesmo ano o Gruppo Folclórico I Ballarini retorna com crianças de 08 aos 14 anos apresentando danças tradicionais e projeções folclóricas de músicas tradicionais de nossa região.
No ano de 2019 nasce o Gruppo Folkloristico I Balli com jovens da melhor idade acima dos 50 anos apresentando danças trentinas e projeções dos cânticos do Coral Folclórico do Circolo Trentino.
O grupo inicial ficou a cargo dos jovens e adultos de 15 aos 45 anos onde tem sido um dos Gruppos de Danças folclóricas italianas mais solicitado em Festa pelo Estado e fora do mesmo.
Com 28 integrantes e suas duas divisões tem feito sucesso por onde passou e apresentando danças de todas as regiões do Folclore italiano tem resgatado as Cultura não somente trentina mais também de todos os imigrantes italianos.
No ano de 2018 bateu seu recorde com 90 apresentações ano comprovando o Sucesso da Cultura e do Circolo Trentino di Santa Teresa.