GRUPO CULTURAL DE SERRA ALTA/SC

 
Descendentes de imigrantes italianos vindos principalmente de Guaporé, no Rio Grande do Sul, foram os primeiros colonizadores da região onde se localiza Serra Alta. Em 1950, quando chegaram, batizaram o local de Vista Longa, devido à paisagem que vislumbravam dos 648m de altitude do município. Os migrantes buscavam enriquecer com a extração da madeira. A altitude também inspirou o nome atual, atribuído em 1954, quando a localidade – antes pertencente a Chapecó – passou a integrar o município de São Carlos. Em 1961, quando Modelo se emancipou de São Carlos, Serra Alta passou a ser distrito desse município, conquistando sua própria emancipação em 1989.
Assim no de 2008 através da Administração Municipal, o Grupo de Danças típicas de foi reativado através da contratação de profissional para trabalhar com danças típicas.
O Grupo é mantido pela Administração Municipal de Serra Alta, que possui como Prefeito o Senhor Darci Cerizolli e o Vice o Senhor Rafael Senhor, através da Secretaria de Educação, Cultura e esporte, que tem como secretária a Senhora Regina Celina Vanzetto Lindemann e também pela Casa da Cultura de Serra Alta, na qual tem como Presidente a Senhora Luana Walker Girelli. Que além do grupo possui de forma ativa as seguintes atividades: dança livre, patinação, dança gauchesca, coral, violão e gaita.
O grupo é coordenado pela Professora Ordete Selig e possui atualmente 36 dançarino, divididos e 02 categorias: Infantil e Adulto com integrantes com idade variadas de 04 a 23 anos.
O Grupo, buscando cultivar a cultura italiana no município, através das danças típicas e culinária uma vez que o mesmo possui em sua colonização fortes traços da imigração italiana.
O Grupo veste um traje típico italiano, característico da região da Toscana na Itália. E representa e eleva o nome do município por onde passa. O mesmo realiza eventos culturais em vosso município e ainda participa da Noite Cultura realizada no município.