GRUPO CULTURAL ITALIANO DA COLÔNIA CELLA – CHAPECÓ/SC

 
O Grupo Cultural Italiano da Colônia Cella iniciou suas atividades de fato no ano de 2001, onde em parceria com a Fundação Cultural de Chapecó iniciou-se as atividades do grupo folclórico. Na época era dividido em 4 categorias: infantil, juvenil, adultos e melhor idade e realizava-se a “Notte Italiana”, um jantar típico de cozinha do imigrante com apresentações artísticas e baile.
Nesses anos todos de atividades o grupo vem realizando apresentações pelas mais diversas cidades do sul do Brasil, divulgando e fomentando a cultura italiana local, preservando um patrimônio de inestimável valor. Durante o período de pandemia o grupo folclórico quase fechou as portas, mais de um ano e meio sem realizar atividade alguma.
Vendo das dificuldades do grupo e a possibilidade de encerrar as atividades, o grupo convidou os ex dançarinos e fundadores do grupo que após diversas reuniões criaram uma nova diretoria e conseguiram reativar as atividades, desde o mês de outubro o grupo vem realizando apresentações para cumprir uma agenda cultural proposta.
Esta nova diretoria fez uma pesquisa mais abrangente sobre a origem da comunidade e de seus moradores para definir algumas diretrizes futuras. A comunidade foi fundada por várias famílias provenientes do RS, porém destaque a família “Cella”, família esta que é originaria da comune de Gorgo al Monticano, na província de Treviso, região do Veneto, norte da Itália. Em virtude disso pesquisou-se as outras famílias e 93% da famílias são oriundas da província de Treviso, e por esse motivo o grupo está evoluindo e criando a Associazione Internazionale Trevisani nel Mondo – Sezione Colonia Cella – Chapeco, com objetivos de estreitar laços com a terra de origem de seus colonizadores.
A entidade está ligada a Federazione Folk La Sereníssima, que reúne os grupos de origem Veneta no Brasil e ao Comitato dele Associazione Venete di Santa Catarina, além de estar se regulamentando junto a Associazione Trevisani nel Mondo na Itália.
Neste último trimestre o grupo ofereceu aos sócios e comunidade um curso de língua e cultura veneta, ministrado de forma online aos participantes e comunidade em geral, com professores italianos e totalmente gratuito, financiado pela Regione Veneto.