GRUPO DE DANÇAS ÍTALO-GERMÂNICO DE SÃO MIGUEL DO OESTE/SC

 
O Grupo de Danças Ítalo-Germânico de São Miguel do Oeste/SC foi fundado no dia 04 de junho de 1991, teve o início de seus ensaios no dia 24 de agosto de 1991. Atualmente o grupo está composto por 65 dançarinos, nas categorias infantil, infanto-juvenil, juvenil e adulto.
O Grupo de Danças Ítalo-Germânico é de grande importância cultural para o município, pois tem por objetivos preservar, cultivar e expandir os valores das culturas italiana e germânica, que compõem a maioria da população Migueloestina, através da dança, além de proporcionar uma atividade saudável aos jovens, crianças e adultos que gostam de praticar a dança.
O grupo é amador e não tem fins lucrativos e se mantem de doações dos componentes, promoções e colaborações de órgãos públicos. Está associado à Liga das Associações Alemãs do Oeste de Santa Catarina (LAAOSC) e também a Federazione Folk La Serenissima, sendo que através delas realiza intercâmbio entre os diversos grupos da região, participando de eventos folclóricos municipais, regionais e interestaduais, divulgando deste modo a riqueza cultural do município de São Miguel do Oeste.
O traje italiano foi produzido a partir do modelo da região de Vêneto, na Itália.