GRUPO INFANTIL DE DANÇA ITALIANA PICCININI DEI MONTI – ARAGUAYA/ES

 
O Grupo Infantil de Dança Italiana Piccinini dei Monti, surgiu em agosto de 2012, com o intuito de envolver as crianças nas atividades de danças folclóricas, foi o terceiro grupo de dança criado na comunidade de Araguaya. A primeira apresentação ocorreu em 19 de agosto de 2012.
O grupo é formado por crianças de 5 a 12 anos de idade que possuem contato direto com a cultura italiana criando senso de pertencimento e participação em grupo. O grupo de dança é formado por voluntários, seja pelas crianças integrantes do grupo, pelos pais, pelas coordenadoras e também por pessoas da própria comunidade que abraça a causa.
O grupo Piccinini dei Monti tem o objetivo de proporcionar as crianças um contato mais forte com a cultura e responsabilidade, de levar a diante o trabalho com folclore e as tradições dos imigrantes italianos da vila de Araguaya.
O grupo trabalha com danças provenientes da Região do Norte da Itália, pois foi desta região que a maioria dos imigrantes vieram para colonizar Araguaya.
Atualmente o grupo está ensaiando apenas duas músicas Manfrina simples e bela polenta (retratando a tradição dos imigrantes italianos).
Atualmente contamos com 16 participantes, três coordenadoras e com o apoio dos pais e também parte da comunidade, totalizando assim mais de 35 pessoas envolvidas.
O nome Piccinini dei Monti foi criado pelo significado próprio da frase: Pequeninos das Montanhas, por Araguaya ficar localizada na região das montanhas capixabas.
Atualmente estamos sem trajes, já foi criado dois trajes anteriormente sem referências corretas da região da Itália apresentada, não temos conhecimentos de trajes e ao menos um especialista no ES, por isso recorremos a Federação Sereníssima para nos auxiliar.
O grupo iniciou novamente as atividades a cerca de 3 meses, tendo o mês de janeiro de recesso. Temos bastante dificuldade de encontrar danças voltadas para as crianças, nosso objetivo é trabalhar com a região Veneta, porém não temos uma região especifica do norte da Itália, sendo que temos imigrantes vindos das regiões de Treviso, Friuli – Venezia Giulia, Lombardia, Belluno, dentre outras.