GRUPPO FOLKLORISTICO GRANELLO GIALLO

 
O Gruppo Folkloristico Granello Giallo foi criado em março de 2003 com o objetivo de levar para a Festa da Polenta a dança e a música folclóricas e tradicionais da Itália e do povo de Venda Nova do Imigrante.
O grupo pertence a Associação Festa da Polenta – AFEPOL, entidade na qual trabalha mais de 1200 voluntários para a realização da tradicional festa italiana capixaba, que acontece sempre na primeira quinzena do mês de outubro. Ele é composto por 14 pares de bailarinos entre 15 e 45 anos, porém a sua maioria é de adultos.
Temos ainda, pessoas que auxiliam o grupo como coreógrafos, estilistas e ex-integrantes, que desenvolvem outras atividades ligadas ao aprendizado de novas danças, reparo e confecção dos trajes, elaboração de apresentações etc.
Além da preocupação com a tradição e a cultura italiana e local, em especial com a Festa da Polenta, o grupo também leva seu trabalho para diversos lugares do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Recentemente, 2 integrantes do grupo fizeram parte do Encontro Mundial de Grupos Folclorísticos da Região do Vêneto, na Itália, no ano de 2018, trazendo novas perspectivas e informações para o aprimoramento do grupo. O nome do grupo se refere ao ‘PEQUENO GRÃO DE MILHO’ que, dele é que se faz a polenta, produto da festa e sustendo de muitas famílias durante o período de carestia e pobreza da imigração italiana. Não menos, representa cada voluntário da Festa da Polenta, que somado ao trabalho de todos seus pares ajudam a realizar uma das maiores manifestações culturais do país