GRUPPO FOLKLORISTICO SAN GAITANO – SÃO LOURENÇO DO OESTE/SC

 
O Gruppo Folklorístico San Gaitano da comunidade de São Caetano, formou-se no dia 06 de março de 2003. Seu objetivo principal é manter viva a cultura italiana da comunidade, que possui 90% de descendentes de italianos, e resgatar através das manifestações culturais o que temos de mais precioso, a memória cultural dos nossos antepassados.
O grupo possui 14 dançarinos na categoria adulta, sendo a maioria jovens da comunidade. No geral contamos com 30 pessoas envolvidas no grupo, sendo familiares.
O grupo é responsável pela organização e realização da tradicional festa italiana que acontece na comunidade, que traz grupos etnicos de toda a região. Recebe o apoio do Instituto Cultural de São Lourenço do Oeste, com o qual tem parceria com esta festa típica.
Os trajes são da região da Calábria – Itália, onde usavam estes modelos para festas. As danças são de variadas regiões da Itália.
O nome do grupo foi escolhido em homenagem ao Santo padroeiro da nossa comunidade São Caetano ( sugestão do nosso Professor Patrick que foi quem nos ajudou desde o inicio do grupo.)