A VISITA DE ITALIANOS VINDOS DO VÊNETO PROVOCA EMOÇÃO E ALEGRIA
No dia 04 de julho de 2019, a Associação Italiana Madonna di Caravaggio da Linha Caravaggio, município de Guaraciaba, SC, teve a honra de receber a visita dos Grupos Italianos I Posagnòt e I Mercanti Dogali, oriundos da região do Vêneto.
Os visitantes foram calorosamente recepcionados, na prefeitura, pelo prefeito, vice-prefeito, secretária da Educação, Esporte e Cultura, demais secretários, funcionários e munícipes descendentes de italianos. O prefeito e vice entregaram aos representantes dos dois grupos a bandeira do município e, em seus pronunciamentos, destacaram o bravo e relevante trabalho dos desbravadores italianos que, na década de 40 (século passado), colonizaram o município, destacando a família de Giuseppe Palú. Também enfatizaram o quão importante é receber a visita de pessoas vindas da terra natal de nossos ascendentes. Após pronunciamentos, dirigiram-se à praça municipal, para ver o busto do colonizador de Guaraciaba, Giuseppe Palú, imigrante italiano de origem vêneta.
Em seguida, dirigiram-se ao museu histórico Edvino Hoelscher, na Linha Olímpio, o maior da América Latina, localizado na área rural. Dando continuidade às visitações, conheceram a empresa Gran Mestri Alimentos, produtora de queijos finos tipo italiano.
No entardecer de baixíssima temperatura, chegaram à Linha Caravaggio (comunidade colonizada, na década de 40, por descendentes de italianos oriundos do vizinho estado do Rio Grande do Sul) e foram calorosamente recepcionados, em clima de alegria e emoção, com cantos pelos componentes da Associação Italiana Madonna de Caravaggio, demais grupos de cantos italianos da região do extremo oeste catarinense e população em geral.
Na comunidade, visitaram o Santuário de Nossa Senhora do Caravaggio e homenagearam Nossa Senhora com o canto da Ave Maria, emocionado a todos que se encontravam no Santuário. Também participaram de jantar e da Noite Folclórica Italiana, na qual houve a apresentação de grupos de cantos e de danças da região.
Os Grupos I Posagnòt e I Mercanti Dogali dançaram, cantaram e encantaram as mais de 700 pessoas que prestigiaram o evento. Certamente, foi um momento ímpar, pois tivemos a oportunidade de entrar em contato com homens e mulheres que carregam consigo a mesma alegria e dinamicidade de nosso antepassados.