QUEM SOMOS?

A FEDERAÇÃO

A FEDERAZIONE FOLK LA SERENISSIMA constituída em 27 (vinte e sete) de outubro de 2018 (dois mil e dezoito). Sob forma de Federação, tem personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos. Tem sua sede na Avenida Porto Alegre 2323, Bairro Pioneiro, município de Pinhalzinho/SC e foro no mesmo município, prazo indeterminado de duração, sem distinção de raça, credo, orientação política, sexual ou filosófica, podendo atuar em todo o território nacional. Temos por objetivo a realização de atividades culturais, como: ensino da língua, da arte (dança, canto, música, teatro, literatura e culinária) italiana. Visa promover intercâmbios de eventos gerais (culturais, comerciais e industriais), com federações e associações do Brasil e do exterior.
A Federação visa reunir grupos de folclore italiano com intuito de capacitar, fortalecer e divulgar as tradições populares italiana.
Estamos ligados a Associazione Venetnia, com sede em Treviso - Itália, porém a federação continuará parceria com todas as regiões italianas.
 

O BRASÃO


O brasão da Federazione Folk La Serenissima representa, em suas "pétalas", as sete províncias do Vêneto: Belluno, Pádua, Rovigo, Treviso, Veneza, Verona, Vicenza.
Ao centro temos o globo terrestre em marca d´água, as miniaturas das bandeiras do Brasil e da Itália e o Leão de São Marcos (em vêneto: Leon de San Marco; em italiano: Leone di San Marco) é uma representação simbólica do evangelista São Marcos retratado na forma de um leão alado do tetramorfo. É frequente ser representado com um livro debaixo duma pata, um halo por cima da cabeça e segurando uma espada numa pata.