UM POUCO DE NÓS

 
HISTÓRICO

No ano de 1999 iniciamos um movimento no Brasil para reunir grupos folclóricos italianos com objetivos de resgatar as verdadeiras tradições populares italiana, visto que a maioria dos grupos não possuíam muitas informações e acabavam criando suas próprias danças e costumes baseados no senso comum.
Preocupados com isso reuniram-se na cidade de Concordia/SC diversas associações e grupos folclóricos italianos para debater e criar diretrizes a respeito do tema. Naquele mesmo ano aconteceu o 1º Curso de danças folclóricas italianas realizado pela “Associazione Bellunesi Nel Mondo di Concórdia” com a supervisão do “Gruppo Folclorìstico Ballo, Amore e Tradizione”, que na época regravaram áudios em estúdio e filmaram as danças, montando assim um material didático com intuito pedagógico.
No ano de 2001 a entidade criou corpo e registrou-se como FIGOSC – Federação Italo Germânica do Oeste de Santa Catarina, pois nesta região brasileira é onde ainda se concentra o maior número de grupos folclóricos italianos do país. No ano de 2003 tivemos o primeiro intercambio com a Região do Trentino Alto Adige com o Gruppo Folk di Ortisei e em seguida com o Gruppo Folcloristico Trevigiano.
A entidade realizava um seminário por ano de danças e tradições populares, curso de culinária e costura de trajes folclóricos. Nesse período de funcionamento a entidade criou algumas dezenas de grupos folclóricos pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Espirito Santo.
Depois de um período sem eleger nova diretoria e manter em dia seus documentos, a FIGOSC acabou perdendo seu CNPJ, porém continuou suas atividades através de alguns representantes e associações pelo país. No ano de 2015 criou a Associazione Folk La Sereníssima, que tinha como objetivo substituir a FIGOSC e ligar-se a Venetnia.
Com apoio da Regione Veneto tivemos o primeiro contato com a Associazione Venetnia, entidade que reúne os grupos folclóricos do Veneto, região a qual somos em nossa maioria descendentes, principalmente aqui no Sul do país e no Espirito Santo. Após muitos contatos e trocas de informações no ano de 2017 fomos convidados a ir para a Itália para conhecer a Venetnia e firmar uma parceria entre as associações, porém não foi possível irmos. Neste ano de 2018 pelo convite novamente da Venetnia nos organizamos e fomos participar do 14º RADUNO DI FOLCLORE VENETO, realizado no mês de maio na cidade de Treviso, onde membros de grupos folclóricos dos estados de Santa Catarina, Minas Gerais e Espirito Santo representaram o Brasil e firmaram oficialmente nossa parceria.

FUNDAÇÃO

A FEDERAZIONE FOLK LA SERENISSIMA, constituída em 27 (vinte e sete) de outubro de 2018 (dois mil e dezoito). Sob forma de Federação, tem personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos.
Tem sua sede na Avenida Porto Alegre 2323, Bairro Pioneiro, município de Pinhalzinho/SC e foro no mesmo município, prazo indeterminado de duração, sem distinção de raça, credo, orientação política, sexual ou filosófica, podendo atuar em todo o território nacional.
Temos como objetivo a realização de atividades culturais, como: ensino da língua, da arte (dança, canto, música, teatro, literatura e culinária) italiana. Visa promover intercâmbios de eventos gerais (culturais, comerciais e industriais), com federações e associações do Brasil e do exterior.

Leia mais em nosso estatuto: CLIQUE AQUI